Investigadores alcançam avanço significativo no diagnóstico precoce do transtorno bipolar em adolescentes

Investigadores anunciam avanços significativos na melhoria do diagnóstico precoce do transtorno bipolar em adolescentes. Eles demonstram a eficácia da integração de RM (ressonância magnética) multimodal com avaliações comportamentais para maior precisão diagnóstica. ler (...)

A ingestão de proteínas e aminoácidos pelos vegans é adequada, mas produtos processados também são necessários

Em artigo publicado no JAMA Network Open, investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil relatam estudo realizado com 774 homens e mulheres que seguiam uma dieta vegan no Brasil.ler mais (...)

Antidepressivo revela-se promissor no tratamento de tumores cerebrais

O glioblastoma é um tumor cerebral particularmente agressivo que atualmente é incurável. Os médicos oncologistas podem estender a expectativa de vida dos pacientes por meio de operações, radiação, quimioterapia ou intervenções cirúrgicas. No entanto, metade dos pacientes (...)

Caminhar em sincronia

Caminhar é uma atividade que muitas vezes é tomada como certa. A maioria das pessoas geralmente pensa que pode realizar várias tarefas ao mesmo tempo “caminhar e mascar chiclete” simultaneamente, sem praticamente nenhuma sobrecarga do seu esforço mental. De facto, cada perna (...)

Novo exame de sangue pode ser um alerta precoce para a diabetes infantil

Um novo tipo de exame de sangue usando lípidos pode facilitar a identificação de crianças em risco de complicações relacionadas com a obesidade, incluindo diabetes tipo dois, doenças hepáticas e cardíacas.ler mais (...)

Os problemas de garganta podem prejudicar a capacidade do sistema nervoso autónomo de regular a pressão arterial

De acordo com um novo estudo liderado pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, verificou-se que pacientes com problemas de garganta possuem sensibilidade barroflexa reduzida e foram menos capazes de regular a sua pressão arterial.ler mais (...)

Deteção de pressão pelos músculos é um novo alvo promissor para tratamentos

Um novo estudo da Universidade de Umeå, Suécia, mostra que os músculos do corpo sentem pressão mecânica. Esta nova descoberta tem implicações importantes para a neurociência do movimento e pode melhorar o design do treino e reabilitação para aliviar músculos rígidos.ler (...)